5.9.11

Fotografias 3D que podem ser vistas sem o uso de óculos especiais

Você sabia que é possível enxergar imagens em três dimensões mesmo sem o uso de óculos especiais para isso? Conheça e veja exemplos de duas técnicas que permitem esse feito!


53073-o.gif (650×504)



Existem muitas maneiras de criar e visualizar imagens em três dimensões. Os métodos mais conhecidos são os que necessitam do uso de óculos especiais, como naquelas imagens com partes azuis e vermelhas ou como se vê filmes no cinema, com lentes polarizadas.
Porém, nem sempre é preciso o uso desses acessório. Com a técnica correta, é possível fazer com que o nossos olhos criem a ilusão do 3D sem a ajuda de filtros, como as lentes coloridas ou polarizadas. Veja uma seleção de imagens que utilizam dois métodos diferentes para dar conseguir esse efeito.



Gifs animados 3D

53074-o.gif (600×373)

O primeiro tipo de fotografia 3D para ser visto sem óculos especiais é, na verdade, uma montagem com as duas imagens que são utilizadas para a criação das imagens anáglifas (aquelas que são vistas com os óculos coloridos). Em vez de fazer a montagem a partir da sobreposição de imagens, cria-se um GIF com uma animação mostrando uma foto de cada vez rapidamente.

53075-o.gif (480×375)


Com o tempo correto de intervalo entre as duas fotografias, é possível ter a impressão de enxergar em três dimensões mesmo sem o uso de óculos especiais! Essa ilusão é criada no nosso cérebro e é causada principalmente pela diferença que existe entre o primeiro plano e o fundo das duas fotografias.
53076-o.gif (580×761)

Quanto mais elementos e planos existirem na foto, principalmente quando há sombras, mais o efeito será visível. Para conseguir capturar as imagens, o fotógrafo pode utilizar uma câmera 3D com duas lentes ou fotografar duas vezes com um intervalo de espaço no eixo vertical, como é feito para tirar fotos 3D normalmente.




53077-o.gif (480×375)



Esses GIFs são chamados de stereo 3D ou GIFs animados 3D e podem ser encontrados por toda a internet, sendo que alguns são muito bem feitos e realmente impressionam pela qualidade e realismo do 3D.
Quanto menos diferença de enquadramento existir entre as duas fotografias melhor é o efeito 3D criado. Deste modo, câmeras com duas lentes são o equipamento mais indicado para esse tipo de foto, já que elas capturam o mesmo instante com a distância correta e sem diferenças significativas de enquadramento.



53078-o.gif (483×600)


Porém, em alguns casos, o movimento se torna um charme, como no GIF acima, no qual se vê a menina se movendo no balanço. Isso faz com que, além da ilusão de otica do 3D, o observador consiga perceber um movimento linear na imagem.

Esse texto maravilhoso pertence à: http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/12996-fotografias-3d-que-podem-ser-vistas-sem-o-uso-de-oculos-especiais.htm#ixzz1X7e5Ld50

Besus !!

Nenhum comentário: